DESCRIÇÃO:

- ACCOTANE é um perfluoroctano (PFC) líquido (composto químico orgânico formado por carbono, hidrogênio e flúor) de alta densidade, baixa viscosidade, baixa tensão superficial, imiscível com a água, estéril, apirogênico, transparente, biologicamente inerte, utilizado como auxiliar em cirurgias oftálmicas.
- ACCOTANE por apresentar baixa viscosidade, baixa tensão superficial, e ser imiscível com a água, torna-se facilmente distinguível de outros líquidos, permitindo sua fácil remoção.
- Sua ação se dá através da diferença de densidade com o humor vítreo, agindo por princípio mecânico, substituindo-o.
- Não apresenta propriedades farmacológicas, curativas ou preventivas.

COMPOSIÇÃO:
ACCOTANE contém:
Perfluoroctano ............................100%

INDICAÇÕES:
- ACCOTANE é utilizado como tamponante vítreoretiniano de curta duração, no pós operatório de portadores de descolamento de retina.
- ACCOTANE auxilia no reposicionamento da retina contra o fundo do olho em casos moderados de descolamento, em traumas ocorridos no globo ocular, em casos de retinopatias diabéticas e proliferação vítreoretiniana (PVR), durante a vitrectomia, em casos de facoemulsificações mal sucedidas e facilita a remoção de núcleos cristalinos perdidos no vítreo após cirurgias de catarata. É usado para elevar lentes cristalinas deslocadas, lentes intraoculares e corpos estranhos no humor vítreo.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS:
- ACCOTANE é estéril, de uso exclusivamente intraocular, acondicionado em “envelope grau- cirúrgico” lacrado.
- Não utilizar se houver sinais de dano ou violação da embalagem.
- Por não conter conservantes, é de USO ÚNICO, não devendo ser reutilizado e nem re-esterilizado.
- ACCOTANE só poderá ser utilizado se a solução estiver límpida, transparente e incolor.
- Devem ser tomadas as precauções necessárias para os casos de síndrome de dispersão de pigmentos, sinéquia anterior, traumas anteriores ocorridos no globo ocular, hemorragias vítreas; estas condições comprometem a visualização da retina periférica para a realização do procedimento.
- Até o momento não se tem relatos de efeitos teratogênicos causados pelo produto, portanto, a utilização em gestantes só deverá ser realizada se absolutamente necessário, após criteriosa avaliação, considerando-se o binômio risco-benefício.
- Não utilizar o produto após a expiração do prazo de validade.
- As precauções ao uso de ACCOTANE limitam-se às que normalmente estão associadas ao procedimento que está para ser praticado.
- ACCOTANE deverá ser utilizado somente por profissionais especializados e estritamente para a finalidade a qual se destina.

NÃO INJETAR NEM INFUNDIR POR
VIA PARENTERAL OU ENDOVENOSA

EFEITOS COLATERAIS:
- Alterações na retina podem ocorrer se o Perfluoroctano permanecer por um período demasiado longo em contato com a mesma, devido a sua alta densidade.
- Se o Perfluoroctano permanecer na forma de gotas móveis, em frente à retina, pode causar alteração na refração, alterando a acuidade visual temporariamente.

INSTRUÇÕES DE USO:
Frasco-ampola - ACCOTANE 5ml:
1. Abrir o “envelope grau-cirúrgico” utilizando técnica asséptica;
2. Romper o lacre plástico que protege a tampa de borracha;
3. Aspirar todo conteúdo do frasco através de um conjunto agulha-seringa. Se houver a presença de bolhas de ar, permitir que as mesmas alcancem a superfície, empurrando o êmbolo suavemente, eliminando-as pela ponta da seringa e da agulha;

NOTA: Antes da injeção de ACCOTANE, promover uma leve pressão no êmbolo da seringa aplicadora até o aparecimento da primeira gota do produto, a qual deverá ser desprezada, a fim de expulsar completamente qualquer bolha de ar que possa estar presente.

4. Injetar por via intraocular quantidade necessária de ACCOTANE;
5. Após o uso, descartar qualquer porção remanescente do produto que não tenha sido utilizada;
6. Descartar a agulha em local apropriado para materiais contaminados perfurocortantes.

ARMAZENAMENTO, CONSERVAÇÃO E TRANSPORTE:

- Armazenar, conservar e transportar em temperatura ambiente (15-30ºC) em sua embalagem original, em local fresco, seco e ao abrigo da luz.       

CONTRAINDICAÇÕES:
- Até o presente, não há relatos específicos de contra-indicações ao uso de ACCOTANE quando utilizado como se recomenda. 

APRESENTAÇÕES:
Frasco-ampola – ACCOTANE 5ml: frasco-ampola de vidro incolor contendo 5ml de Perfluoroctano (PFC) líquido, de uso único, embalado de forma asséptica e externamente esterilizado por Óxido de Etileno.
Caixa contendo 01 unidade.

Esterilizado por autoclavação a vapor e externamente por óxido de etileno

ARTIGO MÉDICO DE USO ÚNICO

DESTRUIR APÓS O USO

USO RESTRITO A HOSPITAIS E CLÍNICAS